Próximo destino:
PATAGÔNIA!!!!

Quem tiver dicas e sugestões por favor entre em contato....



Saturday, October 2, 2010

Puna-Osho Ashram


Logo pela manhã fui no caixa eletronico pegar rupias,e como aqui é um blog para delatar as experiencias preciso contar o meu espanto quando vi um cara colocando uma sonda uretral no meio da rua...isso mesmo...sonda... no pipi!!!Sabe,eu tinha ouvido falar que eu talvez presenciaria defecações e tal...mas aquilo foi um choque!!!

Eu havia ouvido muito que eu amaria e odiaria a India ao mesmo tempo e assim eu sentia...mas logo isso mudaria pois...
O Resort do Osho é um mundo ã parte,bem...quando eu tinha uns 18 anos eu peguei um livro num sebo,sempre adorei ler e lia o que caia em minhas mãos,eu simplesmente amei o livro,mexeu comigo o jeito contraditório e fora dos padrões com que aquele homem escrevia,fora um divisor de águas na minha vida,já me interessava por espiritualidade mas somente depois de algum tempo frequentando lugares de estudos espirituais ouvi falar do Osho e quando fui buscar suas obras vi que a foto era do mesmo senhor que eu vira no livro de que tanto gostei,mas na época ele usava somente seu nome verdadeiro e só depois simplificou para Osho.E então desde aquela ápoca fiquei louca para ir ao seu Ashram.

Só que enquanto o Osho era vivo o Ashram funcionava bem diferente,como disseram os velhos frequentadores ,com mais liberdade para artistas,com preços acessiveis,mas com sua morte a direção do Ashram foi passado para representantes que tornaram um lugar mais luxuoso,mais elitizado.

Fiz minha inscrição e o teste de aids(que é necessário para o ingresso),1500 rupias.Por dia era 700 rupias.Conheci uma brasileira que morou por ali uns quatro anos e entao me indicou um lugar barato para ficar.
Tem uma padaria Alemã maravilhoso pertinho do Ashram,que é uma pedição...e por ali perto aluguei um quarto na casa de uma senhora por 7 dias,250 rupias por dia,mas o banheiro era no primeiro andar.
No asrham se usa um Robe vinho durante o dia e branco para os encontros da noite(evening meeting) então providenciei minhas novas roupas.Conheci um koreano que está no ashram há 9 anos,tem muita gente e que está lá há muito tempo,mas ele contou-me que nunca viajou pela India e nem gosta de viajar.


Iniciei no Ashram com o Welcome morning,onde eles te explicam como funcionam as meditações,faz umas dinamicas de grupo,é bem interessante pois nos cumprimentamos conforme é tradição em cada país...aprendendo a respeitar assim cada cultura...um dos responsáveis pelo evening meeting era um brasileiro e logo nos reconhecemos.
Fiz algumas meditaçoes.
A noite jantamos num restaurante Italiano que fica num hotel ao lado do Ashram,com vinho Indiano que por sinal é muito gostoso.
Fiquei 7 dias no Ashram e durente este periodo fiz vários tipos de meditações...e meditar ao contrário do que muitos pensam requer muito esforço...
Sobre as meditações o grande diferencial do Osho são as meditações ativas,especialmente a meditação dinâmica que ocorre logo pela manhã,que acorre em 5 estágios:
No primeiro voce tem que respirar caoticamente pelo nariz,no segundo estágio vc tem que explodir....do jeito que vier a tona:ficando louco...berrando,gritando,chorando,pulando....up to you..
No terceiro estágio com as mãos erguidas,saltando e gritando Hoo!Hoo!Hoo!
Já quarto estágio se ouve um STOP!!momento em que vc tem q se imobilizar em qualquer posição que estiver...e então o estágio final é a celebração através da dança,expressando gratidão!!!
Te pareceu meio louco,pois na verdade é!!rs...mas não tem como descrever a energia que isso gera...a sensação de poder extravassar sua energia com tantas outras pessoas sem que haja quelquer julgamento....quem quiser se sentir mais a vontade pode usar um tapa olhos...eu usava para evitar minha curiosidade de abrir os olhos...rs
Há várias outras meditações como Kundalini,que mexe com o chakra sexual...Vipassana...
Ah,tem também a meditação do riso...que é simplesmente rir...mas por uma hora????sim!!!A principio achei que não conseguiria,mas estavamos num salão imenso com muitas pessoas e assim que bateu o sino para iniciar um homem deu uma gragalhada e todos embalaram em risos incontidos...claro que mesmo assim eu tinha toda hora que fujir daqueles pensamentos inoportunos:o que vou comer a hora que acabar isso....o ex-namorado que insisti em invadir todas as meditações,quanto tempo será que já se passou....

Apesar da vontade de continuar no ashram....tive que continuar minha viagem...me despedindo mais uma vez de pessoas muito queridas que encontrei por lá...
Conheci um cara de Málaga,na Espanha...com os seus 35 anos e me disse que sua familia foi contra ele ir à India sozinho,isso porque ele ficaria somente uma semana e no Resort...contei para ele da minha viagem e quando fui me despedir ele me entregou um livro de presente e somente depois fui ver a dedicatória falando que ele me admirava muito pela minha coragem...que um dia dia ele faria a mesma coisa...
Me despedi da Germany Bakery comendo vários doces,rs e assim peguei um onibus para Goa..

8 comments:

  1. Olá Juliana, que bacana suas experiências. Meu nome é Samir, sou baiano e estou indo agora em novembro para Índia. Adoro meditar e quero aprender mais. Queria primeiro saber sobre o cambio: realmente 700 rúpias são cerca de 27 reais? Não podemos dormir no ashram?

    valew, samir.oceano@yahoo.com.br

    ReplyDelete
  2. Por acaso o livro q vc leu foi "A harmonia oculta: comentários sobre os fragmentos de Heráclito"? Tive uma relação assim com esse livro tb... À época tinha 14 anos e tb foi um divisor de águas... Patagônia vai ser em julho de 2012? vou tá por lá... Belo dia!! Belo blog!
    keltonmedeiros@ig.com.br

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. Kelton,o livro foi "Nem água,nem lua".
    Na verdade meu plano era ir para a Patagônia em julho de 2011,mas acabei indo para o Uruguay e Buenos Aires pq estava acompanhada da minha mãe,então provavelmente Patagônia vai ficar para julho do ano que vem sim,vamos nos falando para trocar informações!!!

    ReplyDelete
  5. Samir,
    desculpe,só vi seu post agora,aproveite bastante a Inacreditável India,pois é um lugar mágico mesmo!!!Se ainda servir a informação,pode dormir no Asham sim,o preço é maior..mas talvez compense a comodidade pois tem uma meditação que é bem cedo!!!
    se ainda estiver na India e quiser alguma informação é só mandar no meu e-mail,pois não terminei meus relatos,passei por mais lugares na Índia e também no Nepal!!!

    ReplyDelete
  6. Juliana! Estou indo para a India em julho. Estou super na dúvida se devo ficar no Ashram ou não, pois li muitas criticas negativas. É de fato muito comercial? Você achou que valeu a pena? Meu objetivo é abrir os canais de criatividade e me reconectar comigo mesma..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah, e se tiver dicas de outros lugares da india e do nepal, super aceito!! vou sozinha e estou querendo viajar!

      Delete